Auditoria - Não Conformidades

A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no Estado de São Paulo.

Trabalhamos em vários projetos departamentais com a Sabesp, e entre outras soluções, desenvolvemos para a Sabesp um software para realização de auditorias em obras.

A Sabesp necessitava de um software para auditoria de obras que viabilizasse o cadastramento e parametrização dos índices a serem avaliados. Para os índices que estivessem abaixo dos índices de conformidades, o software deveria disponibilizar a definição de planos de ação para resolução das não conformidades encontradas.

Após reuniões para entedimento das necessidades e dos processos de negócios que deveriam ser atendidos, o software foi modelado, desenvolvido e implantado nos servidores da Sabesp.

Desenvolvemos em conjunto com a Sabesp a estratégia adotada para testes, validação, treinamento e colocação do software em ambiente de produção.

O software desenvolvido auxiliou a Sabesp a auditar centenas de obras no Estado de São Paulo e a traçar, executar e finalizar planos de ação nas não conformidades que foram identificadas.

  • Cliente

    Sabesp

  • Projeto

    Auditoria - Não Conformidades

  • Resumo

    Software Web implantado na Intranet para gerenciar processo de auditoria de não conformidades.

    Plataforma de Desenvolvimento - Microsoft ASP.NET MVC.

    Banco de Dados - SQL Server.

Principais funcionalidades do software

 Setorização do dados através do cadastro das unidades, UGRs, Municípios e Pólos de Manutenção.

 Para cada departamento são cadastradas as obras a serem vistoriadas e os responsáveis por cada obra, com controles de níveis de acesso e avisos por e-mail referentes ao cumprimento das etapas dos processos.

 Para a realização das vistorias nas obras foram desenvolvidas a Ficha de Campo (FC) e a Lista de Verificação (LV). Na Ficha de Campo constam os tipos de processos com os respectivos pesos em porcentagem referentes ao grau de importância para a atribuição da nota da vistoria. Na Lista de Verificação constam todos os itens que devem ser vistoriados em campo, com opções para predefinir os itens que não são aplicáveis (NA) para cada tipo de obra.

 Após a vistoria e o preenchimento da ficha no sistema é calculado, de acordo com os valores predefinidos no cadastro das FCs e LVs, o Indice de Conformidade (IC) da obra.

 A análise do IC de cada obra, ou de cada processo, é o fator que irá ser determinante para a realização de planos de ação (PA). Para cada plano de ação a ser realizado é feito um acompanhamento das não conformidades, com as premissas básicas: o que fazer, quem, quando, onde, porque, como e o custo de cada ação a ser realizada.

 O sistema gera relatórios e gráficos para acompanhamento dos planos de ação visando a redução das não-conformidades.